terça-feira, 11 de maio de 2010

Webjornalismo - Aula 11 - 11/05/10

"Aqui e Agora". O nome do antigo programa do SBT remete e muito ao motivo pelo qual o Twitter é tão celebrado entre os profissionais da comunicação. A instantaneidade do serviço que conecta milhões de pessoas pelo mundo é a grande novidade no meio jornalístico. Através de apenas 140 caracteres, muitos jornalistas e não jornalistas deram em primeira mão diversas notícias, desde contratação de jogadores de futebol até manifestações políticas.

Mas essa mesma carcterística que colocou a ferramente no grupo de "revoluções na forma como se consome a notícia", acabou por ser também o combustível para um péssimo jornalismo. Se antes a procura pelo "furo" já fazia com que editores e repórteres deixassem de lado a ética e as ferramentas de verificação de lado para publicar uma matéria, a velocidade com que anônimos e outros jornalistas publicam seus twetts agravou ainda mais essa fato.

O twitter virou fonte. E mensagens publicadas nele acabam virando notícia sem que ela tenha sido devidamente verificada. Sim o twitter é uma grande ferramenta - principalmente no que diz respeito a ele ter se tornado uma das principais formas pela qual as pessoas acessam os meios de comunicação - mas não pode pautar de forma tão grande os veiculos. Se não cada vez teremos mais sites preocupados na velocidade da informação do que na qualidade dela.